grau alcoólico

O grau alcoólico consiste numa escala numérica utilizada para indicar o teor em álcool, por exemplo, de uma bebida espirituosa.
O grau alcoólico ou grau alcoólico a 100% deve o seu nome a uma solução de álcool em água que, quando misturada com pólvora húmida, continha precisamente a quantidade de álcool necessária para permitir que a pólvora ardesse.
O grau alcoólico de uma bebida diz respeito ao peso específico ou densidade de uma solução aquosa contendo a mesma quantidade de álcool que essa bebida. Por esse motivo, é ainda vulgar encontrar nos rótulos de certas garrafas de uísque escocês a referência ao teor alcoólico expresso em graus, concretamente 70 graus.
Na prática, e com a tendência crescente para uma utilização generalizada de medidas- padrão, esta escala tem vindo a cair em desuso, e a ser substituída pela percentagem em volume (%v/v). Assim, os valores mais habituais são: para o uísque, o gin, o vodca e o rum 40% (de álcool); para os licores 27%; para o vinho de mesa cerca de 12% e para a cerveja entre 3 e 6%. No entanto, é ainda vulgar, em Portugal, aplicar-se o termo grau para referir percentagem em volume.
Como referenciar: Porto Editora – grau alcoólico na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-22 09:23:46]. Disponível em