gravidade zero

A gravidade zero consiste num estado físico alcançado quando a força da gravidade terrestre deixa de atuar, o que é sentido pelas tripulações das naves espaciais (e por vezes de aviões) ao desligar-se o sistema propulsor principal.
No caso das aeronaves, a gravidade zero ocorre quando, numa trajetória parabólica, a velocidade máxima do avião é de 250 m/s, para um ângulo de elevação de 30º, e verifica-se durante 25 segundos.
No caso das naves espaciais, verifica-se em órbitas terrestres circulares situadas a uma altitude de 500 km, em que este estado é permanente.
Os efeitos sobre os seres humanos resumem-se em falta de capacidade motriz, desorientação causada pela ausência de informação dos mecanorreceptores periféricos e dos otólitos e alterações no funcionamento do sistema circulatório, provocadas pela igual pressão em todos os vasos sanguíneos. Suspeita-se ainda que a inatividade provocada pelo estado de gravidade zero provoque situações de hipercalcemia.
Como referenciar: gravidade zero in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-08 11:07:14]. Disponível na Internet: