gravimetómetro de vibração

Um gravimetómetro de vibração consiste num dispositivo que mede a aceleração gravítica em função da vibração que o aparelho apresenta.
Podem ser utilizados quer cristais, quer fios ou cordas. Nos gravimetómetros de vibração com cristal coloca-se uma massa conhecida e constante sobre o cristal, de forma que, dependendo da força exercida pela massa na superfície do cristal, este irá vibrar com uma determinada frequência.
Nos gravimetómetros de vibração com fio ou corda a frequência de vibração depende não só da tensão a que estão sujeitos mas também da massa por unidade de comprimento. Para um fio com massa por unidade de comprimento constante, a tensão é originada colocando uma massa conhecida na extremidade do fio, de maneira a que as variações na aceleração gravítica vão variar a tensão no fio e consequentemente a frequência de vibração.
A alteração da frequência de vibração pode ser facilmente detetada conseguindo-se atingir precisões elevadas na determinação da aceleração gravítica. No entanto, estes dispositivos têm de ser utilizados com muito cuidado porque fatores como a humidade, gradientes de pressão atmosférica e de temperatura podem influenciar as medidas obtidas.
Como referenciar: Porto Editora – gravimetómetro de vibração na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-27 08:14:28]. Disponível em