grua

Uma grua ou guindaste consiste numa máquina para a elevação e transporte de cargas, utilizada na indústria, estações marítimas e obras de construção.
É constituída essencialmente por uma estrutura metálica vertical ou torre de uma altura suficiente para os trabalhos que se têm que realizar, sobre a qual se dispõe de um braço horizontal ou inclinado a um contrapeso que evita que o conjunto caia. As cargas elevam-se com o auxílio de cabos que pendem do braço, acionados por um motor situado na estrutura da grua.
As gruas podem ser fixas ou móveis e neste último caso podem circular sobre carris ou serem instaladas sobre veículos automóveis.
Existem vários tipos de gruas consoante a tarefa que se pretende executar. Assim, a grua basculante é aquela cujo braço pode girar em torno de um eixo horizontal, com um mecanismo para elevação do braço que permite o deslocamento radial da carga; a grua de coluna é aquela que é giratória em torno de uma coluna fixa, muitas vezes amparada por um muro e cujo braço é basculante; a grua de lagartas é aquela que é deslocável sobre uma plataforma móvel de lagartas; a grua flutuante ou cábrea é aquela que se encontra montada sobre um barco ou jangada para trabalhos portuários; e finalmente a grua giratória é aquela na qual o braço pode girar em torno de um eixo vertical num dos seus extremos. A rotação pode ser simultânea e solidária com a cabina de comando.
Como referenciar: grua in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 07:50:04]. Disponível na Internet: