grupo étnico

A noção de etnia ocupa, hoje, um lugar destacado na Sociologia e na Antropologia. Muito popular nas Ciências Sociais americanas a partir dos anos 70 do século XX, para evocar os movimentos sociais identitários das populações urbanas (bairros degradados), a etnicidade, que reflete uma vontade ou um projeto (defesa de línguas, costumes e origens), transpôs-se de alguma forma para o conceito de etnia, assumindo este a dimensão essencialista daquela.
A etnia, pensada como uma pequena nação, dado ela designar, tradicionalmente, uma sociedade de tamanho pequeno e de tradição oral, seria um obstáculo à modernidade do Estado-Nação, por este refletir em si numerosos conflitos étnicos. A homogeneização étnica é uma manipulação ou fabrico ideológico. A etnia estabelece-se como grupo mais ou menos uniforme, enquanto, a partir de uma história comum consciente e assumida, identificada em alguns pontos comuns, um tal facto histórico, uma certa particularidade linguística, uma determinada regra de casamento, um certo tipo de vestuário, uma certa forma de ritual, se evidencia um conjunto de singularidades. Numa etnia, as singularidades existem, certas regularidades culturais existem, mas é uma política de sobrevalorização dos seus significados como distintivos que dá coerência e continuidade àquilo que por natureza é heterogéneo e descontínuo. A etnia, enquanto grupo de referência, pode existir como estratégia política, enquanto realidade própria não existe. O sentido de pertença e o sentimento étnico não podem ser confundidos com uma essência identitária.
Os grupos étnicos tanto servem para a tomada de uma consciência de identidade por parte do grupo, como para serem hostilizados pelos grupos que detêm o poder no espaço social onde agem. Daí surgir a noção de minoria étnica, ou grupos minoritários, cujos membros são, na maior parte das vezes, discriminados ou prejudicados física e socialmente.
Como referenciar: grupo étnico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 17:55:46]. Disponível na Internet: