grupos de interesse/grupos de pressão

Organizações ou grupos constituídos para defender interesses específicos, mediante o uso de meios de pressão sobre os poderes públicos. Os grupos de interesse ou lobbies prosseguem os seus objetivos através do exercício de várias formas de pressão direta sobre as instâncias com poderes decisórios; enquanto que os grupos de pressão procuram fazer pressão sobre os poderes públicos mediante a aquisição de uma base alargada de apoio na opinião pública. A existência de um grupo de pressão resulta da conjugação de duas condições de base:
1) da constituição de um grupo organizado, capaz de levar por diante os seus objetivos durante um período que pode ser mais ou menos longo;
2) da defesa de interesses e do exercício de uma pressão sistemática sobre os poderes públicos, que vai procurando alargar a sua base de apoio junto da opinião pública.
Como referenciar: grupos de interesse/grupos de pressão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 11:30:32]. Disponível na Internet: