Grutas Pré-históricas de Alapraia

As quatro grutas que constituem este conjunto formavam, como locais de enterramento por excelência, a necrópole pertencente a um ou mais povoados das imediações.
A Gruta I, também conhecida por "Cova dos Mouros", apresenta forma cónica encimada por uma grande claraboia e um vestíbulo monumental escavado na rocha com 13,70 cm de comprimento.
Durante vários e longos anos esta gruta serviu de curral de porcos e de telheiro para lenha tendo, por isso, sofrido obras de readaptação que adulteraram deveras este monumento. Entre essas desvirtuações destacamos a entrada, onde foi construída uma porta de madeira com ombreiras e soleira de pedra bem como o teto, em que se procedeu à substituição da primitiva abóbada por lajes de pedra. Desconhece-se o paradeiro quer dos enterramentos que aqui se teriam efetuado quer do espólio ritual que os acompanhava.
A Gruta II apresenta o mesmo tipo de câmara troncocónica rematada por uma claraboia e um vestíbulo com cerca de 5,70 m de comprimento.
Felizmente, esta gruta não se encontrava violada, tendo sido, assim, possível recolher um numeroso espólio ritual. Ressaltamos, pela sua importância e raridade, as sandálias de pedra, os cilíndros, as lúnulas e as placas de xisto. Outros objetos, nomeadamente de adorno, em osso, peças em sílex e quartzito ou cerâmica comum, outrora de uso quotidiano, foram aqui depositadas com função ritual.
A Gruta III apresenta a forma das anteriores mas infelizmente desconhecemos o comprimento do vestíbulo uma vez que se encontra coberto.
A Gruta IV, insere-se, mais uma vez, na tipologia já descrita. O seu grau de violação não impediu, contudo, que algum espólio chegasse aos nossos dias. Contam-se peças em sílex, objetos rituais como o cilindro e a "pinha" de calcário, objetos de adorno e várias formas de cerâmica comum.
No conjunto de materiais recolhido encontra-se também a cerâmica que inclui os mais belos exemplares da cerâmica denominada cerâmica campaniforme. Se serviram na vida quotidiana para conter alimentos e líquidos estes recipientes adquirem aqui uma função indiscutivelmente ritual. Para além da típica forma de campânula incluem-se, neste conjunto, outros tipos como as chamadas caçoulas acampanadas, as taças, as escudelas e os copos ou caliciformes.
Para terminar refira-se ainda (não querendo menosprezar a importância ritual de outras peças como as lúnulas, os cilíndros ou as placas) as peças ímpares da arqueologia mundial - as sandálias em calcário. Com forma correspondente a cada pé, as sandálias são providas de perfurações a toda a volta destinadas à vira por onde passaria o fio que atava ao peito do pé. Na opinião de diversos autores, qualquer que tivesse sido a explicação para a sua utilidade ela só poderá ser de cariz religioso.
Como referenciar: Grutas Pré-históricas de Alapraia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 07:02:14]. Disponível na Internet: