Guerra da independência dos EUA

As treze colónias britânicas, instaladas no Norte do continente americano, revoltaram-se contra a metrópole no último quartel do século XVIII, conseguindo a independência face ao império inglês e a constituição da nação hoje conhecida como Estados Unidos da América.

A Guerra dos Sete Anos (1756-1763), na qual se envolvera a Inglaterra, proporcionou um clima favorável ao sucesso da Revolução Americana, porque este conflito desestabilizou o Governo inglês e provocou um acréscimo das despesas do Estado, que este tentou colmatar com o lançamento de um imposto - Stamp Act - aplicado às colónias norte-americanas.
Este imposto provocou a indignação das colónias, que se uniram num forte movimento de contestação contra os ingleses.

Os colonos fixados tanto no Norte como no Sul do território conjugaram esforços e ultrapassaram as suas diferenças culturais e até económicas para fazer vingar os seus pontos de vista. Em setembro de 1774, organizaram o Primeiro Congresso Continental em Filadélfia, onde estavam representadas todas as colónias.

O primeiro conflito teve lugar em Lexington. Em maio de 1775 foi reunido o Segundo Congresso Continental em Filadélfia, onde George Washington assumiu o comando das operações dos colonos.

No ano seguinte o Congresso Continental apresentou a Declaração de Independência. Nesse ano travaram-se as batalhas de Long Island e de White Plains. No início de 1777 Washington conduziu a batalha de Princeton, à qual se seguiram as batalhas de Saratoga e de Monmouth.

Em 1779 os colonos já contavam com o apoio da Espanha e de França, um país muito ativo nas guerras pró-independência dos Estados Unidos e de outras futuras nações americanas.

Os conflitos prosseguiram até ser assinado o Tratado de Paris, a 3 de setembro de 1783, pelo qual Inglaterra reconhecia a independência das ex-colónias.


Como referenciar: Guerra da independência dos EUA in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-20 04:18:12]. Disponível na Internet: