Guerra e Paz

Romance de Leão Tolstoi, cujo título original é Voyna i Mir, foi publicado entre 1865 e 1869 e é umas das mais importantes obras da literatura universal.
Trata-se de um romance épico histórico que oferece uma visão da sociedade russa do início do século XIX, onde predomina o pormenor e a análise psicológica, próprios do Realismo. A obra apresenta três assuntos distintos: as descrições históricas das guerras napoleónicas, a crónica da vida de cinco famílias aristocráticas e um conjunto de ensaios sobre filosofia e história, onde se pretende transmitir uma mensagem de otimismo, apesar dos horrores da guerra e dos erros cometidos pela humanidade.
O romance apresenta mais de 550 personagens, das quais se destacam Pierre Bezukhov, Natasha Rostova, Andrei Bolkonski, Maria Bolkonskava, Nikolai Rostov, Napoleão, Mikhail Kutuzov, Elena Kuragina e Anatoly Kuragin.
Como referenciar: Guerra e Paz in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 11:51:54]. Disponível na Internet: