Gustav Kirchhoff

Físico alemão, fundou a ciência hoje conhecida como espetroscopia, o que lhe permitiu identificar vários dos elementos constituintes do Sol.
Kirchhoff nasceu em 1824, em Königsberg, tendo estudado na universidade desta cidade. Primeiro na Universidade de Breslau e depois na de Heidelberg, trabalhou com Bunsen, fez numerosas investigações, sendo de destacar a descoberta do césio e do rubídio. O nome de Kirchhoff está muito ligado à eletricidade, pois, ao aplicar a Lei de Ohm a condutores elétricos em rede, descobriu, em 1845, as leis que permitem determinar a intensidade da corrente e o potencial elétrico em qualquer ponto da rede. No campo do eletromagnetismo, Kirchhoff demonstrou, teoricamente, que a velocidade de propagação da corrente elétrica num condutor de resistência nula é igual à velocidade da luz no vácuo. Em 1859, Kirchhof enunciou a lei que descreve a absorção e emissão de radiações em corpos materiais. Faleceu em 1887.
Como referenciar: Porto Editora – Gustav Kirchhoff na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-23 20:01:44]. Disponível em