Hanna Batoréo

Linguista portuguesa e Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas Portuguesas da Universidade Aberta, Hanna Jakubowicz Batoréo nasceu em 1953, em Varsóvia (Polónia).
Completou o bacherelato em Inglês e Espanhol pela Universidade de Varsóvia, em 1975, a que se seguiu uma licenciatura em Português pela Cátedra de Estudos Ibéricos, pela mesma universidade, em 1978, com a dissertação intitulada "O Infinitivo Pessoal em Português". Foi assistente da cadeira de Linguística Portuguesa ainda na Universidade de Varsóvia entre 1978 e 1980. Está radicada em Portugal desde 1980. Entre 1987 e 1997, foi docente das cadeiras de Língua Portuguesa (não materna), Lexicologia, Introdução aos Estudos Portugueses e Sintaxe e Semântica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, universidade onde concluiu, em 1989, o mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva: Sintaxe, Léxico e Ensino do Português. É também Doutorada em Psicolinguística e Linguística Cognitiva, desde 1997, pela mesma Universidade, com a dissertação "Expressão do Espaço em Português Europeu: contributo psicolinguístico para o estudo da linguagem e cognição", publicada em 2000 pela Fundação para a Ciência e Tecnologia/ Fundação Calouste Gulbenkian.
Na Universidade Aberta, onde é Professora Auxiliar desde 1997, leciona as cadeiras de Sintaxe e Semântica do Português, Desenvolvimento da Linguagem e o Seminário de Análise do Discurso no Mestrado de Estudos Portugueses Interdisciplinares.
Hanna Batoréo é já uma referência nos estudos em Linguística Cognitiva e Psicolinguística aplicados ao português europeu, destacando-se, a par da vasta obra publicada em congressos e revistas da especialidade, a sua atividade de investigação no âmbito do Grupo de Linguagem e Cognição da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (entre 1987 e 1991), e no Grupo Português de Gramática e Cognição, no âmbito da Cooperação Internacional Luso-Brasileira (programa CAPES, JNICT), entre 1996 e 1999. Tem colaborado também no Mestrado em Linguística Cognitiva da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, desde 1998.
Como referenciar: Hanna Batoréo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-24 00:32:04]. Disponível na Internet: