haxixe

O haxixe é uma droga incluída no grupo das alucinogéneas.
É um produto de origem vegetal, sendo uma resina extraída do caule e das folhas de um arbusto típico das regiões ensolaradas da América do Sul e Ásia, a Cannabis sativa, mas que se desenvolve facilmente em latitudes mais altas. Este arbusto é dioico, isto é, existem plantas masculinas e femininas, sendo que apenas nestas se encontra a molécula responsável pelas propriedades psicotrópicas - o delta-9-tetraidrocanabinol.
O haxixe apresenta-se sob a forma de blocos de resina seca, de cor escura, variando a tonalidade consoante o local de proveniência e a concentração do princípio ativo, de castanho-escuro a preto, apresentando uma consistência maleável, dura ou quebradiça. É uma droga amplamente disseminada, frequente entre a população mais jovem, sendo conhecida, na gíria, por diversos nomes, como chocolate, naco, merda, tablete, xito e shit, entre outros, resultando a designação da forma e cor com que é apresentada.
O seu consumo é realizado, sobretudo, através da mistura com tabaco e fumado, num cigarro ou em cachimbo, podendo também ser comido, misturado com os alimentos.
Os efeitos do consumo de haxixe são variáveis, consoante a quantidade consumida, concentração do princípio ativo e frequência, dependendo ainda de fatores psíquicos e fisícos inerentes a cada indivíduo. Geralmente é uma droga descrita como ampliadora de emoções, exacerbando o modo como o indivíduo se sente: logorreico, desinibido e achando qualquer situação hilariante, ou, pelo contrário, deprimido e isolado. É uma droga utilizada como facilitadora do contacto social, em função do relaxamento, desinibição e sensação de empatia que desperta, mas, podem também ocorrer situações opostas, desencadeando-se alterações de humor desagradáveis, ataques de pânico, ansiedade e paranoias de perseguição.
Geralmente, considera-se que o haxixe não provoca dependência física, mas pode advir uma dependência psicológica. Um dos perigos associados ao seu consumo é a associação com outras drogas, como o álcool e ecstasy, que pode conduzir ao surgimento de graves, e por vezes irrecuperáveis, transtornos físicos e psicológicos.
Como referenciar: haxixe in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 02:04:40]. Disponível na Internet: