Hector Guimard

Arquiteto e designer francês nascido em 1867, em Lyon, e falecido em 1942, em Nova Iorque. Estudou na Escola de Belas artes de Paris onde mais tarde foi também professor. É muitas vezes considerado o principal representante do movimento Arte Nova em França.
Uma das suas primeiras obras, o edifício de apartamentos Castel Beranger (1894-98), em Paris, foi também a primeira deste estilo realizada fora da Bélgica, país onde este movimento é originário.
Na sua viagem à Bélgica, em 1895, entra em contacto com a obra de Victor Horta, deixando-se influenciar pelas ideias deste arquiteto. A sua realização mais conhecida são as famosas paragens do metro de Paris do início do século, hoje um dos ex-libris desta cidade. Executadas em ferro e vidro, usam motivos inspirados em elementos vegetais.
Guimard distinguiu-se também pelos desenhos de mobiliário e objetos decorativos Arte Nova.
Foi também responsável pelo projeto da sala de concertos Humbert Romans (1902) em Paris e da sinagoga da rua Pavée (1913) também nesta cidade.
Como referenciar: Hector Guimard in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 03:36:34]. Disponível na Internet: