Hélder Moutinho

Fadista, manager, letrista, compositor e produtor, Hélder António Moutinho Paiva dos Santos nasceu a 21 de fevereiro de 1969, em Oeiras. É um autêntico homem de sete ofícios, intérprete, mas também uma figura dos bastidores, sendo o proprietário da agência HM Música.
Nasceu num ambiente fadista, sendo irmão dos fadistas Camané e Pedro Moutinho.
Os seus pais eram admiradores e colecionadores de fado, possuindo largas dezenas de álbuns. O seu irmão mais velho, Camané, começou a cantar ainda em criança e Hélder acompanhava-o, juntamente com os pais, nas matinées das casas de fado. Contudo, demorou a experimentar aquele estilo musical. Na adolescência deixou mesmo de frequentar as casas de fado e dedicou-se à descoberta da música rock. Só começou a cantar fado aos 24 anos. Pelo meio teve várias profissões e, entre 1989 e 1993, serviu à mesa na Casa de Fados Senhor Vinho, em Lisboa. Até que soltou a voz e experimentou ele próprio cantar. Também como forma de mostrar as letras que escrevia. Algumas delas foram utilizadas por outros fadistas, como é o caso de "Não Guardo Saudade à Vida", gravada por Mísia, no álbum Garras dos Sentidos (1998). Hélder Moutinho participou em vários certames importantes, como Fados na Mãe d'Água, integrado no programa de Lisboa'94 - Capital Europeia da Cultura e na Expo'98. Em 1999, gravou o seu primeiro álbum, Sete Fados e Alguns Cantos, com o selo da Ocarina e produção de José Campos e Sousa. Como o nome indica, junta sete fados tradicionais a alguns fados-canções. Inclui cinco letras suas e uma adaptação do poema Mar Português, de Fernando Pessoa, por José Campos e Sousa.
Foi necessário aguardar cinco anos até à edição do segundo disco, Luz de Lisboa (2004, Ocarina). É um álbum onde assume ainda mais protagonismo. Não só é autor de nove dos onze temas, como é produtor. Luz de Lisboa foi distinguido com o Prémio Amália para o melhor disco do ano 2004.
Entretanto, em 1997, Hélder Moutinho fundou a HM Música, uma empresa de agenciamento especializada em fado e músicas do mundo. Entre outros, representa Argentina Santos, Mafalda Arnauth, Joana Amendoeira, António Rocha, Pedro Moutinho, Marenostrum, Tété Alhinho, Djamel, Boémia, King Kora, Ana Maria e Ricardo Parreira.
Como referenciar: Hélder Moutinho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-19 14:26:18]. Disponível na Internet: