helióstato

Um helióstato consiste numa superfície refletora (sistema de espelhos planos) que, acionado por um mecanismo de relojoaria (máquina de relógio) ou por um mecanismo elétrico, se move de tal maneira que a imagem de uma estrela (ou do Sol) aparece projetada para o campo de visão de um telescópio astronómico ou outro instrumento, apesar do movimento de rotação da Terra, assim ele roda de este para oeste para compensar a rotação aparente de oeste para este.
Os helióstatos concentram a radiação solar, proporcionando luz de qualquer área do céu para ser continuamente refletida.
Os helióstatos encontram-se normalmente associados a equipamentos pesados que devem ser mantidos em posições fixas, como, por exemplo, as torres solares e os espetro-heliógrafos.
A partir dos helióstatos é possível produzir energia elétrica uma vez que a radiação solar pode servir para aquecer um fluido, transformando-o em vapor, que irá acionar turbinas e consequentemente geradores.
Como referenciar: Porto Editora – helióstato na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-28 05:50:15]. Disponível em