Hendrik Berlage

Arquiteto e designer holandês, Hendrik Petrus Berlage nasceu em 1854, em Amesterdão, e morreu em 1934, em Haia. Estudou arquitetura em Zurique (Suíça) e trabalhou em Amesterdão. É um dos primeiros arquitetos modernos holandeses que desde os seus trabalhos iniciais rejeita a ornamentação e usa elementos construtivos e estruturais como motivos de composição ao invés de os esconder, como era considerado obrigatório na época. O mais importante dos edifícios que projeta nesta época, a Bolsa de Amesterdão (1898-1903), foi uma considerável influência nos arquitetos holandeses da geração seguinte, tanto nos funcionalistas do movimento de Stijl pelo uso racional dos elementos construtivos, como nos expressionistas, pela forma expressiva como utiliza os materiais.
Embora contemporâneo do movimento Arte Nova, Berlage não se identificava com este, que considerava possuir os mesmos defeitos do classicismo embora usando outros motivos.
Numa viagem que faz aos Estados Unidos, em 1911, conhece a obra de Frank Lloyd Wright, que o viria a influenciar, e torna-se o primeiro divulgador deste arquiteto na Europa.
Como referenciar: Hendrik Berlage in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-20 22:51:06]. Disponível na Internet: