Henrique da Gama Barros

Historiador e erudito nascido a 23 de agosto de 1833 e falecido a 29 de agosto de 1925.
Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Assumiu depois o seu primeiro cargo, como subdelegado do procurador-régio de Lisboa.
Publicou o seu primeiro livro, o Reportório Administrativo, em 1860, e quando exercia a função de Secretário Geral do Governo Civil de Lisboa dedicou-se à elaboração da sua História da Administração Publica em Portugal nos séculos XII a XV, onde estudou de forma exaustiva as instituições político-administrativas portuguesas no período decorrido desde a fundação da monarquia até ao fim do reinado de D. João II.
Gama Barros foi ainda conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo, passando depois a exercer funções no Tribunal de Contas. O seu mérito de investigador foi reconhecido pela Academia das Ciências de Lisboa, pelo Instituto de Coimbra e pela Real Academia de História de Madrid, instituições que o acolheram como membro.
Como referenciar: Porto Editora – Henrique da Gama Barros na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-05 19:26:13]. Disponível em