Henrique Garcia

Jornalista português nascido a 7 de fevereiro de 1948, em Lisboa.
Viveu sempre na capital e enquanto estudante frequentou o Liceu Camões, a Faculdade de Ciências e o Instituto Superior Técnico (IST). Participou ainda em cursos de cinema e de teatro e, posteriormente, em 1966, entrou para a Rádio Universidade. Henrique Garcia começou a interessar-se a sério pela atividade radiofónica e, em 1974, ingressou como locutor na Emissora Nacional. Entretanto, desligou-se definitivamente dos estudos de engenharia mecânica no IST. Ainda na Emissora Nacional trocou a locução pelo jornalismo, carreira na qual viria a ser figura destacada em Portugal. Até se mudar para a televisão, o que aconteceu em 1979, Henrique Garcia trabalhou sucessivamente no Clube Radiofónico de Portugal, na Antena 1 e na Rádio Comercial. Em 1979, trocou a rádio pela televisão e passou a fazer parte da redação da Radiotelevisão Portuguesa. Tornou-se conhecido pelas suas reportagens mas principalmente por ser apresentador de blocos noticiosos de grande audiência.
Em 1986, regressou à rádio para ser um dos fundadores da Rádio Geste, de Lisboa. A experiência durou três anos e, em 1989, Henrique Garcia voltou para a RTP.
De regresso à televisão estatal voltou às funções de apresentador de telejornais, que acumulou com as de coordenador. Ficou, nomeadamente, responsável pelo Jornal 2, o telejornal mais importante do segundo canal da televisão estatal, onde partilhava responsabilidades com António Prata. Apresentou também o 24 Horas, o último telejornal do primeiro canal da RTP. Enquanto esteve na RTP, Henrique Garcia foi igualmente responsável pela formação de novos jornalistas, como Ana Sofia Vinhas e Pedro Pinto. Henrique Garcia acabou por entrar em conflito com o seu superior na RTP, José Rodrigues dos Santos, e, em finais de novembro de 2000, abandonou o canal do Estado. Foi trabalhar para o canal privado de televisão TVI, onde assumiu funções de coordenação e passou também a apresentar, regularmente, alguns dos noticiários mais importantes.
Como referenciar: Henrique Garcia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-23 16:28:04]. Disponível na Internet: