Henry Bessemer

Inventor britânico, Henry Bessemer, nasceu em Charlton, Hertfordshire, a 19 de janeiro de 1813, e faleceu em Londres, em 1898.
De formação autodidata, Bessemer foi um inventor prolífico, mas é mais conhecido sobretudo pela suas descobertas no campo das siderurgias que permitiram aumentar significativamente a produção anual de aço em Inglaterra, conseguindo-se obter um aço de excelente qualidade, disponível a um custo muito reduzido.
Em 1856, Bessemer introduziu um novo método de produção de aço utilizando um torno especial designado por Convertidor. Este Convertidor foi posteriormente desenvolvido em Kentuchy por William Kelly. O Convertidor de Bessemer produzia maiores quantidades de aço refinado que o processo anterior denominado Processo Crisol. O sistema consistia em insuflar ar no fundo do torno para que este borbulhasse através do ferro fundido.
Em 1860, Bessemer patenteou o Convertidor Inclinado que produzia aço mais eficazmente do que o do torno fixo anterior.
Neste ano, John Brown de Sheffield obteve a primeira licença para produzir aço de Bessemer.
Usando o processo de Bessemer as indústrias de produção de aço de Sheffield puderam proporcionar aço mais barato em grandes quantidades para as vias férreas e estruturas para a construção.
Pelo trabalho desenvolvido, Bessemer foi distinguido com diversos prémios e distinções, de entre as quais se destacam o título de Sir e membro da Royal Society, ambas em 1879.

Como referenciar: Henry Bessemer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-20 16:53:48]. Disponível na Internet: