Henry Cavendish

Físico e químico britânico, nascido em 1731 e falecido em 1810, deu importantes contributos à ciência em diversos campos, sendo contudo conhecido por ter feito a primeira determinação experimental da constante gravitacional, com auxílio da balança de torsão, e deduzido a densidade média da Terra. Juntamente com Coulomb, foi um dos fundadores da Eletrostática Quantitativa.
Cavendish nasceu em Nice, no Sul de França. Era filho do Lord Charles Cavendish, membro da Royal Society e administrador do British Museum. Na sua experiência com os hemisférios de Cavendish, demonstrou que a ação elétrica é nula no interior de um condutor carregado; introduziu a noção de potencial, descobriu e mediu a constante dielétrica de um condutor e definiu a capacidade de um condutor.
No campo da química, dedicou-se ao estudo dos gases, tendo-se evidenciado por ter isolado o hidrogénio, por ter feito a primeira análise precisa do ar e realizado a síntese da água.
Como referenciar: Porto Editora – Henry Cavendish na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-19 23:13:23]. Disponível em