Henry Miller

Escritor norte-americano, nasceu a 26 de dezembro de 1891, em Nova Iorque, e faleceu a 7 de junho de 1980, na Califórnia. Foi educado em Brooklyn, denotando desde cedo o espírito rebelde e individualista que o levaria a rejeitar a universidade em prol de aventuras intelectuais, sexuais e literárias.
Partiu para a Europa em 1930 e o romance autobiográfico, Tropic of Cancer, foi publicado em Paris em 1934, sendo, contudo, banido durante décadas nos Estados Unidos da América e Inglaterra. Seguiram-se trabalhos como Tropic of Capricorn, The Colossus of Maroussi, The Air-Conditioned Nightmare e a sequência Sexus, Plexus e Nexus conhecida como The Rosy Crucifixion, nos quais funde especulação metafísica com cenas de sexo explícito, passagens surreais e cenas de comédia grotesca.
Em 1944 instalou-se na Califórnia e, apesar de pronunciamentos críticos negativos, veio a ser aceite como uma figura central na luta pela liberdade pessoal e literária tendo influenciado consideravelmente a denominada "Beat Generation".
Como referenciar: Henry Miller in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 08:23:20]. Disponível na Internet: