Henry Moseley

Físico inglês, Henry Gwyn-Jeffreys Moseley nasceu em Weymouth, a 23 de novembro de 1887, e faleceu em Dardanelos, a 10 de agosto de 1915.
Moseley estudou sob a alçada de Rutherford e desenvolveu brilhantemente uma aplicação do espetro dos raios X para o estudo da estrutura atómica. As suas descobertas possibilitaram um posicionamento mais exato dos elementos químicos na Tabela Periódica por determinação dos números atómicos.
Em 1913, quase cinquenta anos depois de Mendeleev, Moseley publicou os resultados das suas medições dos comprimentos de onda das linhas espetrais dos raios X de um número considerável de elementos químicos e mostrou que a ordenação dos elementos químicos através das emissões de comprimentos de onda dos raios X coincidia com a ordenação dos elementos através do seu número atómico. Com esta descoberta, solucionaram-se as questões de Mendeleev e estabeleceram-se as bases para a Tabela Periódica moderna baseada na ordenação dos elementos pelo seu número atómico.
Ainda em 1913, Moseley enuncia a lei que possui o seu nome e segundo a qual se estabelece a relação entre a frequência de um raio roentgen, emitido por um átomo, e os números quânticos dos níveis de energia entre os quais o eletrão salta.
Tragicamente em 1915, Moseley foi assassinado em combate em Gallipoli.

Como referenciar: Henry Moseley in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-18 16:02:14]. Disponível na Internet: