Artigos de apoio

hermafroditismo
Estratégia reprodutiva em que o mesmo indivíduo, designado hermafrodita ou monoico, possui simultaneamente órgãos masculinos e femininos, produzindo os dois tipos de gâmetas.
O termo hermafrodita aplica-se às espécies monoicas e também aos indivíduos anormais das espécies dioicas que possuem órgãos masculinos e femininos. Alguns seres vivos - como, por exemplo, alguns gastrópodes e outros - mudam de sexo no decorrer da sua vida.
Se ocorre produção de espermatozoides antes dos óvulos, os seres denominam-se protândricos; se os óvulos são produzidos primeiro, denominam-se protogínicos.
Pode distinguir-se dois tipos de hermafroditismo: o suficiente ou completo, que ocorre por autofecundação, podendo um só indivíduo dar origem a descendência (ex.: ténia), e o insuficiente, no qual não há autofecundação e a descendência forma-se, tal como nos organismos unissexuais, por fecundação cruzada (ex.: minhoca).
Como referenciar: hermafroditismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-13 01:27:20]. Disponível na Internet: