Hermenegildo Capelo

Hermenegildo Carlos de Brito Capelo, oficial da marinha que se notabilizou pelas suas explorações em África, nasceu em 1841, no castelo de Palmela, e morreu a 4 de maio de 1917.
Juntamente com Serpa Pinto e Roberto Ivens, Hermenegildo Capelo foi designado para a expedição científica em 1877, para explorar os territórios entre Angola e Moçambique e as bacias hidrográficas do Zaire e do Zambeze. Depois do êxito obtido foram encarregados de uma segunda viagem, cujo objetivo era encontrar uma via de comunicação entre Angola e Moçambique.
Destas iniciativas ficaram dois célebres relatos, da autoria de Capelo e Ivens, intitulados De Angola à Contracosta e De Benguela às Terras de Iaca.
Hermenegildo Capelo ficou célebre pela sua ação exploradora. Foi nomeado vice-presidente do Instituto Ultramarino, presidente da Comissão Cartográfica e organizador de uma carta geográfica de Angola.
Como referenciar: Hermenegildo Capelo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-20 20:36:56]. Disponível na Internet: