Hermínio Loureiro

Político e governante português, Hermínio José Sobral Loureiro Gonçalves nasceu a 30 de dezembro de 1965, em Oliveira de Azeméis, onde passou a infância e juventude.
Estudou na Escola Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, onde foi presidente da Associação de Estudantes. Posteriormente, frequentou o curso de Gestão de Empresas no Instituto Superior de Administração e Gestão, do Porto.
A nível profissional, Hermínio Loureiro começou como responsável administrativo e financeiro da empresa Silva Brandão & Filhos, Lda., tendo posteriormente passado pela Aliança Seguradora e pela Global Companhia de Seguros, onde foi coordenador comercial. A nível político, área onde se tornou mais conhecido, esteve sempre ligado ao Partido Social Democrata (PSD). Começou a carreira como vice-presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Social Democrata (JSD) de Aveiro, tendo posteriormente ascendido à presidência. Ainda na JSD foi conselheiro nacional e vice-presidente da Mesa do Congresso.
Passou depois a desempenhar cargos no PSD, onde foi sucessivamente conselheiro nacional, secretário-geral adjunto e membro da Comissão Política Nacional.
A nível de poder local foi membro da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis.
Depois de ter sido candidato a deputado à Assembleia da República, em 1991, passou a integrar o Parlamento na VII Legislatura, que começou em 1995 e terminou em 1999. Foi vice-coordenador do PSD na Comissão Parlamentar de Juventude. Voltou a ser deputado à Assembleia da República na VIII Legislatura (a partir de 1999) e coordenou a Comissão Parlamentar de Juventude e Desporto. Presidiu também à Comissão Parlamentar de Acompanhamento do Euro-2004.
Em abril de 2002, tomou posse como Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, integrando o XV Governo Constitucional, formado pela coligação PSD-CDS/PP. A Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto está dependente do ministro-adjunto do primeiro-ministro.
Logo no início do seu mandato, fomentou uma reforma legislativa do sistema desportivo, por considerar necessário dar mais oportunidades ao movimento associativo. Nesse sentido, foi idealizada a fusão do Centro de Estudos de Formação Desportiva, do Complexo de Atividades e do Instituto Nacional de Desporto no Instituto de Desporto de Portugal.
Antes de chegar ao Governo, Hermínio Loureiro foi também diretor de marketing do basquetebol da União Desportiva Oliveirense e membro da Comissão Diretiva da Liga de Clubes de Basquetebol.
Como referenciar: Hermínio Loureiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 23:49:40]. Disponível na Internet: