Hidrofiídeos

Família de répteis, da ordem dos ofídios ou escamosos, constituída por cerca de cinquenta espécies. Todas as espécies se distribuem pelas águas tropicais dos oceanos Índico e Pacífico. Com a adaptação à vida na água as Hidrofiídeos, de que são exemplo as serpentes marinhas, possuem a parte anterior do corpo mais delgada do que a posterior, a cauda achatada lateralmente e as fossas nasais muito altas, o que lhes permite respirar quando repousam à superfície da água. Os membros desta família podem atingir os dois metros de comprimento. Nos exemplares de tamanho médio, é normal que o diâmetro do abdómen seja aproximadamente o dobro do do pescoço. Uma característica fundamental das serpentes-marinhas é a viviparidade, a adaptação que lhes permite manterem-se na água na época da reprodução e criação, pois não têm que depositar os ovos em terra.
Vivem em geral em mares pouco profundos com abundância de peixes, principalmente enguias, que são o seu alimento fundamental. Quando as espinhas das presas são grandes são expulsas através das paredes do corpo e não pelos canais excretores normais.
Como referenciar: Hidrofiídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 01:46:13]. Disponível na Internet: