hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio, cuja fórmula química é NaHO, também conhecido como soda cáustica, consiste num sólido translúcido branco deliquescente, solúvel em água e etanol mas insolúvel em éter. Apresenta densidade relativa de 2,13, ponto de fusão de 318 °C e ponto de ebulição de 1390 °C. Conhecem-se hidratados contendo 7, 5, 4, 3.5, 3, 2 e 1 moléculas de água.
O hidróxido de sódio era anteriormente obtido por tratamento de carbonato de sódio com cal mas a sua principal fonte hoje em dia é a eletrólise de água salgada usando pilhas de mercúrio ou qualquer outra pilha do tipo das pilhas diafragma. O produto principal produzido por estas pilhas é o cloro e o hidróxido de sódio é praticamente reduzido ao estado de um produto intermediário. É fortemente alcalino e encontra muitas aplicações na indústria química, particularmente na produção de sabões e de papel. É também usado para adsorver gases ácidos, como o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre, e é usado no tratamento de despejos para a remoção de metais pesados.
As soluções de hidróxido de potássio são extremamente corrosivas para os tecidos do corpo e especialmente prejudiciais para os olhos.
Como referenciar: Porto Editora – hidróxido de sódio na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-21 05:41:33]. Disponível em