hipertexto (informática)

Técnica de organização de bases de dados computadorizadas ou de documentos para facilitar a pesquisa não sequencial de informação. Neste sistema, os dados informativos ficam interconectados através de links predefinidos ou criados pelo utilizador, para permitir a esse utilizador pistas associativas ao longo da base de dados. As informações podem aparecer em textos, gráficos ou em formato áudio, conferindo a este conceito uma dimensão multimediática. As aplicações de hipertexto oferecem uma grande variedade de utensílios para pesquisas rápidas de informações específicas.
Este sistema está a revolucionar o sistema mediático, na sua aplicação em jornais eletrónicos publicados na Internet, onde o texto jornalístico ganha uma nova dimensão. O hipertexto permite leituras plurais das mensagens divulgadas, sobretudo quando, através dos seus links, permite ao leitor procurar novos textos para complementar a sua compreensão de um fenómeno.

Como referenciar: hipertexto (informática) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 06:24:43]. Disponível na Internet: