hipófise

A hipófise é uma glândula situada na base do cérebro, com o tamanho e formato, aproximado, de uma ervilha. É também vulgarmente designada por glândula pituitária ou glândula-meste, sendo uma das mais importantes do corpo humano, já que intervém não apenas na regulação de importantes processos fisiológicos e órgãos, como controla ainda a atividade de outras glândulas.
Anatomicamente, apresenta-se dividida em duas zonas, histológica e funcionalmente distintas: o lóbulo anterior ou adeno-hipófise ou hipófise secretora, e o lóbulo posterior ou neuro-hipófise. Ambos os lóbulos são regulados pela ação de um centro nervoso, o hipotálamo, situado um pouco mais acima, no interior da caixa craniana, e também por mecanismos de retrorregulação hormonal.
A neuro-hipófise produz duas hormonas: a vasopressina ou hormona antidiurética (ADH), que controla a reabsorção renal de água, logo, a concentração da urina e o equilíbrio osmótico do organismo, e a oxitocina, que estimula as contrações do parto e a formação do leite materno, após este. Ambas as hormonas têm origem no hipotálamo, sendo conduzidas até esta porção da hipófise, onde são armazenadas e posteriormente libertadas.
A adeno-hipófise produz hormonas com função reguladora de outras glândulas e hormonas com ação direta sobre os tecidos. No grupo das primeiras, inclui-se a TSH (hormona tiroideoestimulante), a FSH (hormona foliculoestimulante), a LH (hormona luteinizante) e a ACTH (hormona adenocorticotrófica). A TSH regula a tiroide, a FSH e a LH atuam sobre as glândulas sexuais (ovários e testículo) e a ACTH nas glândulas suprarrenais, onde controla a produção de adrenalina e esteroides. A hormona do crescimento (GH, de Growth Hormone ou somatotropina) e a prolactina são produzidas também na hipófise anterior, a qual, tal como o lóbulo posterior, é controlada por ação do hipotálamo.
A hipófise é um órgão extremamente importante na regulação dos ciclos sexuais, já que qualquer anomalia no seu funcionamento ou na comunicação entre ela e o hipotálamo origina alterações profundas, que podem conduzir, por exemplo, à esterilidade. A produção alternada de LH e FSH pela hipófise é a responsável pela ocorrência do ciclo sexual feminino.
Como referenciar: Porto Editora – hipófise na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-06 04:47:02]. Disponível em