Hirokazu Kanazawa

Mestre japonês de Karate Shotokan, Hirokazu Kanazawa nasceu em 1931, na província de Iwate (Japão), e foi aluno de mestre Gichin Funakoshi, geralmente apontado como o fundador do Karate moderno.
Aos 25 anos era o 5.o Dan mais novo do Japão, extremamente eficaz em kumite (combate) e executante apuradíssimo de kata (exercício de forma). Em 1957 foi campeão de kumite do Japão, menos de uma semana depois de ter fraturado um braço. O Campeonato do Japão era, na altura, a competição de Karate mais importante, uma vez que os primeiros Campeonatos do Mundo só mais tarde tiveram lugar. Em 1958 e 1959 foi de novo campeão, tanto de kumite como de kata. Abandonando a competição, foi instrutor em países como os Estados Unidos e a Alemanha. Foi ainda professor nas universidades japonesas de Musashi, Kanto e Kitazato, e autor de diversos livros.
Em 1977 deixou a Japan Karate Association (JKA) para formar um organismo mais condizente com a sua conceção do Karate, a Shotokan Karatedo International Federation (SKIF). Na atualidade, a SKIF encontra-se implantada em cerca de uma centena de países. Em Portugal, país que mestre Kanazawa já visitou por diversas vezes, é representada pela Shotokan Kokusai Karatedo - Portugal (SKK-P).
Presentemente, mestre Kanazawa é presidente e instrutor-chefe da SKIF, e tem a graduação de 9.o Dan. Embora o seu estilo de sempre seja o Shotokan, é uma personalidade respeitada por praticantes de outros estilos e artes marciais.
Como referenciar: Hirokazu Kanazawa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 21:25:45]. Disponível na Internet: