hobbit

Os Hobbits, ou halflings, como os outros povos lhes chamam, são seres de ficção criados por John Ronald Reuel Tolkien num seu livro de 1937, O Hobbit, e depois refigurados noutros títulos seus, com destaque para a sua obra-prima, a trilogia d´ O Senhor dos Anéis (1954-55).
São seres que habitam na Terra Média, uma mítica região criada por Tolkien. São de estatura pequena – não ultrapassam o metro de altura – e andam descalços, com pés lanudos. Vivem numa espécie de tocas grandes escavadas na terra, buracos quase, mas onde dispõem das comodidades de uma casa. São simples, têm hábitos comunitários e vivem sem querer saber muito do resto do mundo. Possuem uma famosa erva de fumo. O seu território, em termos "geopolíticos", é o Shire.

De acordo com Tolkien, o nome Hobbit foi o primeiro elemento que lhe surgiu quando começou a escrever o romance que se chama O Hobbit, uma ideia surgida em 1928. Os seus nomes próprios são: Bilbo Baggins e seu sobrinho, Frodo, herói da trilogia O Senhor dos Anéis, Sam[wise] (ou Sam, apenas) Gamgee, Meriadoc (Merry) Brandybuck e Peregrin (Pippin) Tuck.
Como referenciar: hobbit in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-06 06:59:08]. Disponível na Internet: