Honda

A marca Honda deve o seu nome ao seu fundador, Soichiro Honda, que se iniciou no mundo automóvel em 1922 (com apenas 15 anos), quando arranjou um emprego como mecânico assistente numa oficina de Tóquio. Foi nesta experiência que Soichiro Honda teve os primeiros contactos com os motores dos carros, nas suas diversas conceções e diferentes designs. Foi ainda em meados dos anos 20 que o jovem conseguiu algum mérito, depois de ter concebido um auxiliar para o radiador, que impedia o sobre-aquecimento do motor.
Em plena Segunda Guerra Mundial, a crise afetava o Japão. Os transportes públicos eram insuficientes para satisfazer as necessidades da população. Foi neste contexto que Soichiro Honda decidiu experimentar a aplicação de um motor nas bicicletas. O sucesso não se fez esperar e, em 1946, tinha uma pequena companhia a produzir motocicletas. Com o passar dos anos, os modelos foram evoluindo; o tamanho dos motores aumentou e as novas motos ficaram cada vez mais velozes. Em 1959, apareceu a American Honda Motor Co. Inc. com sede numa pequena loja, em Los Angeles. Um ano depois surgiu a maior fábrica de motos em Suzuka, no Japão. A empresa de Soichiro Honda continuava a crescer e a conceção de motores deixou de se limitar às motos. De facto, em 1962, foi construído o primeiro motor Honda para automóveis. Foram introduzidos no mercado através de carros desportivos e camiões. Daí a dois anos, o primeiro piloto de Fórmula 1 com um carro Honda fez a sua estreia no Grande Prémio da Alemanha. Não tardou muito até à vitória. Em 1965, a Honda ganhou o primeiro lugar no Grande Prémio do México.
Em 1970, os automóveis Honda chegaram aos EUA. Dois anos mais tarde surgiu um dos modelos mais populares da marca, o Honda Civic, cuja produção excedeu um milhão em apenas quatro anos. Em 1986, a marca ganhou o título de melhor construtor no campeonato de Fórmula 1, equipando a Williams. A proeza repetiu-se em 1988, com a McLaren.
Soichiro Honda, fundador e conselheiro supremo da Honda Motor Co. Ltd, morreu em 1991. A marca continua a espalhar o seu prestígio por todo o mundo.
Como referenciar: Honda in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-18 01:27:45]. Disponível na Internet: