Honiara


Aspetos Geográficos
Capital das Ilhas Salomão, Honiara situa-se na costa norte da ilha de Guadalcanal, junto ao rio Mataniko. Possui cerca de 50 000 habitantes (2005).

História e Monumentos A cidade foi reconstruída para substituir a antiga capital do país, Tulaghi, no final da Segunda Guerra Mundial. Nesta altura, a cidade desenvolveu-se a partir do local de uma base aérea norte-americana, que se tornou o principal aeroporto do país. A ideia da mudança teve precisamente por base o aproveitamento das infraestruturas deixadas pelos americanos. Tornou-se oficialmente capital do país em 1952, quando este era ainda um protetorado britânico. Em 1976, o país constituiu o seu próprio governo e alcançou a independência dois anos depois. Desde 1997 que o país sofreu instabilidade devida à violência, rivalidades étnicas e condutas governamentais pouco éticas. Dados esses acontecimentos, em 2003, uma força multinacional liderada por australianos - Missão Regional de Assistência às Ilhas Salomão - chegou à cidade com o objetivo de restabelecer a paz e desarmar as milícias étnicas. Honiara beneficiou de um crescimento populacional neste período à custa de migrações internas, mas continuou a ser palco de motins em 2006.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
No centro da cidade localiza-se desde 1993 o Parlamento, um edifício cónico inconfundível. Entre os seus pontos turísticos principais, destacam-se o Museu Nacional, os Jardins da Galeria Nacional de Arte e a Casa do Governo. Outro edifício de destaque é o moderno Banco Central. Possui três mercados centrais, ótimos locais para se conhecerem os habitantes locais: o Honiara Central, o Rove e o Kukum. Dois memoriais - um japonês e um norte-americano - oferecem vistas panorâmicas sobre a cidade.

Economia
A cidade é um importante centro comercial, transacionando coco, madeira e ouro. A pesca é outra atividade importante na cidade. Possui um porto naval com destaque e caminhos de ferro que a ligam a outras províncias do país. É servida pelo Aeroporto de Henderson, principal porta de entrada no país, que fica a 16 km para leste.
Como referenciar: Honiara in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 21:45:20]. Disponível na Internet: