hormonas animais

Nos animais, as hormonas são produzidas por glândulas endócrinas e distribuídas pelos fluidos circulantes. São mensageiros químicos que, atuando sobre células-alvo, regulam a sua atividade, tendo um papel fundamental na homeostasia.
Nos invertebrados, apenas os organismos com maior desenvolvimento possuem mecanismos de regulação hormonal. Todos os grupos de vertebrados apresentam regulação hormonal.
As hormonas animais podem ser classificadas em três grupos principais: as hormonas peptídicas ou proteicas, as hormonas esteroides e as hormonas aminoacídicas.
As hormonas peptídicas têm uma constituição proteica ou polipepetídica. São agrupadas neste tipo de hormonas a insulina e o glucagon (produzidos pelo pâncreas endócrino), a vasopressina ou ADH (produzida no hipotálamo), tireotrofina (TSH), a oxitocina, hormona luteinizante (LH) e a somatotropina (segregadas pela hipófise anterior) e a calcitonina (segregada pela tiroide).
Nas hormonas esteroides, hormonas derivadas do colesterol, incluem-se o cortisol (glucocorticoide) e a aldosterona (segregados pelo córtex adrenal), a testosterona (segregada pelo córtex adrenal e pelos testículos), a progesterona e o estrogénio (segregados pelos ovários), a prolactina (segregada pela hipófise anterior) e a vitamina D.
As hormonas aminoacídicas, hormonas derivadas do aminoácido tirosina, integram as hormonas da tiroide - tiroxina e triodotironina - e as catecolaminas, como a adrenalina e a noradrenalina (segregadas pela medula adrenal).
No homem, a ação hormonal regula várias funções, como, por exemplo, o metabolismo energético (ex.: insulina, glucagon, glucocorticoides, adrenalina), a osmorregulação (ex.: vasopressina, aldosterona, calcitonina, vitamina D), o crescimento (ex.: somatotropina, hormona libertadora da somatotropina, tiroxina, insulina, cortisol, testosterona), a reprodução (ex.: testosterona, progesterona, estrogénio), a circulação sanguínea (ex.: adrenalina, nor-adrenalina) e a secreção endócrina (tireotrofina, adrenocorticotrofina, hormona libertadora de corticotrofina, hormona luteinizante).
Como referenciar: Porto Editora – hormonas animais na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-05 08:17:07]. Disponível em