Artigos de apoio

Horst P. Horst
Fotógrafo norte-americano, de origem alemã, nascido em 1906, em Weissenfels, na Alemanha.
Depois de estudar arte em Hamburgo e em Paris com Le Corbusier (1929), tornou-se assistente de nos estúdios fotográficos da revista Vogue e em 1932 ocupa o cargo de diretor dos estúdios desta revista em substituição de Hoyningen-Hune, até então o fotógrafo na direção destes estúdios.
A fotografia de Horst move-se essencialmente em duas áreas - moda e retrato - e é profundamente evocativa do espírito dos anos 30. O trabalho de Horst mostra-nos a mulher plena de sensibilidade e de graça em poses complexas, produto de uma observação atenta da dança.
O nu, a natureza morta, a arquitetura e a publicidade também fizeram parte do trabalho deste artista.
Influenciado por Edward Steichen e pelo seu grande mestre Hoynningen-Hune, as imagens de Horst são caracterizadas por uma luz dramática, onde prevalece o jogo claro/escuro e uma abordagem aos cenários teatrais.
Em 1984 o International Center of Photography de Nova Iorque organiza uma retrospetiva da obra de Horst. Faleceu em 1999.
Como referenciar: Horst P. Horst in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-25 00:04:51]. Disponível na Internet: