Humberto Castelo Branco

Político e militar brasileiro, Humberto de Alencar Castelo Branco nasceu a 20 de setembro de 1900, no Ceará.
Fez os seus estudos militares na Escola Militar de Realengo, Escola do Estado-Maior e Escola Superior de Guerra em Paris. Depois de ser declarado Aspirante a Oficial, em 1921, Castelo Branco começou a sua carreira militar no 12.º Regimento de Infantaria em Belo Horizonte. Dois anos mais tarde, alcançou o lugar de Tenente e, em 1927, foi designado instrutor de Infantaria da Escola Militar. Em 1938, foi promovido, por merecimento, a Capitão, e cinco anos depois, a Tenente Coronel. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi Chefe de Secção de Operações da Força Expedicionária Brasileira e planeou operações militares em Itália. Em 1964, passou a Marechal de Reserva. Após o golpe de Estado de março de 1964, Castelo Branco foi eleito Presidente da República pelo Congresso Nacional, iniciando uma etapa política no Brasil marcada por governos ditatoriais militares. O seu mandato foi extinguido, deixando o poder em 1967. Castelo Branco escreveu várias livros sobre assuntos militares.
Faleceu a 18 de julho de 1967, quando o avião do exército, no qual seguia viagem, chocou, em pleno voo, com um Jato da Força Aérea Brasileira.
Como referenciar: Porto Editora – Humberto Castelo Branco na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-19 12:11:16]. Disponível em