húmus

O húmus é um componente orgânico do solo, de cor castanho-escuro a preto.
Este componente é uma mistura heterogénea de compostos orgânicos, complexos de que se conhece incompletamente a natureza e a formação. Os resíduos orgânicos sofrem o efeito da decomposição através de microrganismos do solo ou são sintetizados no metabolismo dos microrganismos que geram novos compostos.
Atualmente, os investigadores sugerem que os compostos que constituem o húmus não são materiais vegetais meramente degradados. A maior parte destes compostos deve ter resultado de dois tipos de reações bioquímicas: decomposição e síntese. A decomposição é realizada pela transformação em substâncias simples dos resíduos orgânicos vegetais pelos microrganismos do solo. Quando a lenhina é degradada, muitas das suas unidades estruturais são destruídas. Outros compostos orgânicos simples que também resultam da degradação de lenhina tomam parte em sínteses bioquímicas. É este o segundo processo da formação do húmus. Estas moléculas simples são metabolizadas em novos compostos nos corpos celulares dos microrganismos do solo. Os novos compostos são objeto de futuras modificações e síntese nas células de outros microrganismos, que se alimentam dos primeiros.
Reações adicionais de síntese implicam a transformação dos produtos resultantes da lenhina em fenóis e quinonas. Os produtos desta decomposição, constituindo de início monómeros simples, são estimulados enzimaticamente a transformarem-se em polifenóis. Estes compostos de elevado peso molecular reagem com compostos aminados e nitrogenados e constituem substâncias componentes do húmus. A formação destes polímeros é catalizada pela presença de argilas coloidais.
Há estudos que apontam para a constituição do húmus por duas porções: 60 a 80% de uma substância húmica e 20 a 30% de porção não húmica. As substâncias não húmicas são menos complexas e menos resistentes aos ataques microbianos do que as substâncias húmicas.
Como referenciar: Porto Editora – húmus na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-21 10:47:11]. Disponível em