Iain M. Banks

Escritor escocês, Iain M. Banks nasceu no ano de 1954, em Dufermline, no condado de Fife. Filho único de um oficial da marinha e de uma ex-patinadora no gelo, frequentou a escola em North Queensferry, Gourock e Greenrock, até ser admitido como estudante de Literatura Inglesa, Filosofia e Psicologia na Universidade Stirling. Trabalhou nessa época a tempo parcial na portaria de um hospital, como caseiro, jardineiro e construtor de estradas.
Deixando a universidade em 1975, viajou à boleia pela Europa, Escandinávia e Marrocos. De regresso ao Reino Unido, passou a trabalhar como técnico de testes de qualidade de aço para a maior empresa britânica do ramo.
Visitou os Estados Unidos da América em 1978 e, retornando à Escócia, permaneceu durante seis meses ao serviço da IBM, após os quais se mudou para a cidade de Londres, onde começou a escrever trabalhos de ficção científica que não conseguiu publicar. Não obstante, em 1984 apareceu o seu primeiro romance, The Wasp Factory, obra que conta a história de um jovem assassino que aguarda o regresso do seu meio-irmão, fugido de um manicómio. O livro foi bem acolhido pela crítica e pelo público em geral, estabelecendo Banks como um escritor de sucesso.
Seguiram-se Walking On Glass (1985), em que o autor explora o fenómeno da cultura popular, The Bridge (1986), que descreve os sonhos de um indivíduo hospitalizado em coma e Espedair Street (1987), romance dedicado à música rock. No início de 1988, após a aparição do seu primeiro romance de ficção científica com o título Consider Phlebas (1987, Pensa em Phlebas), Iain Banks mudou-se para a cidade de Edimburgo.
Em 1992 publicou The Crow Road, romance cuja ação decorria na Escócia, contando as peripécias de um jovem estudante no seio de uma família excêntrica. Em The Business (1999), Kate Telman, uma mulher de negócios bem sucedida, trabalha para uma empresa multinacional que quer comprar um país inteiro para poder estar representada nas Nações Unidas.
No ano de 2002 publicou Dead Air, cuja narrativa começa no fatídico 11 de setembro de 2001, na cidade de Londres.
Como referenciar: Iain M. Banks in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 05:25:56]. Disponível na Internet: