IAPMEI

O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento foi criado em Portugal em 1975 através do Decreto-Lei n.º 51/75, tendo surgido como entidade que substituía a CAPME - Comissão de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais, que por sua vez havia sido criada em 1974, através do Decreto-Lei n.º 217/74.
Num país onde as PME - Pequenas e Médias Empresas são as principais responsáveis pela produção e pelo emprego, o IAPMEI assume desde a sua criação um papel importante ao nível do apoio a esse tipo de entidades.
As principais modalidades de apoio prestado pelo IAPMEI às PME são as seguintes: apoio ao nível da obtenção e gestão de fundos, seja através da obtenção de crédito ou subsídios (a este nível o IAPMEI proporciona a obtenção e gestão direta de linhas de crédito, a concessão de avales junto de outras entidades financiadoras, bonificações de juros em determinadas situações, pareceres técnicos relativos a financiamentos, contratos de reestruturação financeira, apoio na avaliação de candidaturas a sistemas de incentivos no âmbito dos fundos estruturais da União Europeia, etc.); apoio às tarefas de gestão operacional e estratégica das empresas; apoio em termos de formação, designadamente através de ações de formação profissional e publicação de livros, brochuras, etc., relacionados com a atividade empresarial; apoio à criação de novas empresas (através da informação acerca de incentivos existentes, da execução das tarefas associadas à criação jurídica das empresas e da elaboração de estudos nesse contexto); apoio à cooperação entre empresas, tanto através de ações de promoção e sensibilização como de apoio e acompanhamento direto de processos desse tipo; realização de estudos de viabilidade, organização, produção, etc., ou comparticipação nos custos associados a este tipo de ações realizadas por outras entidades; assistência tecnológica, designadamente ao nível do setor industrial; publicação de informação a diversos níveis, como a relativa aos apoios e incentivos ao investimento, estudos específicos, informação técnica especializada, serviços de pergunta-resposta relativos a assuntos técnicos, etc.; apoio à promoção comercial das empresas, principalmente a nível nacional, patrocinando a presença em feiras e exposições, à elaboração de catálogos, etc.; assistência geral, através da disponibilização de serviços em vários gabinetes situados por todo o país.

Como referenciar: IAPMEI in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-03-30 16:51:02]. Disponível na Internet: