Igreja Abacial de Vézelay

A França é um dos países europeus mais ricos em edifícios das "escolas" regionais do primeiro estilo artístico europeu, o românico. Na Idade Média este território era atravessado pelas vias de peregrinação; assim, acabou por desenvolver, junto dessas vias, construções religiosas com várias ábsides, que permitiam a celebração de diversas missas em simultâneo, como acontecia na abacial de Vézelay.
O portal desta igreja apresenta um magnífico trabalho escultórico. Dentro do espaço arquitetónico, o ciclo de escultura tem como elementos principais o mainel e o tímpano esculpido no semicírculo que se sobrepõe à arquitrave. Dentro deste tipo de composição, o escultor organizou as composições em torno da figura de Cristo.
Os relevos do portal, entre o nártex e a nave da abacial cluniacense de Santa Madalena de Vézelay, são muito vigorosos. Cristo surge em majestade ao centro, ladeado pelos apóstolos a converter os pagãos, a combater o mal e a exorcizar os possuídos. A arquivolta superior mostra os homens ocupados com os trabalhos dos meses e os signos do Zodíaco que asseguram a sobrevivência dos deuses da Antiguidade, ao longo de toda a Idade Média (se bem que aqui representem o império de Cristo sobre todo o ciclo anual). No centro, exatamente debaixo da cabeça de Cristo, um homem faz do seu corpo um círculo perfeito: símbolo obscuro, mas já presente nas pedras sagradas da época minoica. Entre as pequenas personagens aparecem os não-convertidos, à esquerda da cabeça de Cristo figuram homens com cabeças de cães e na extremidade direita do lintel aparecem estranhos habitantes de países longínquos descritos por Plínio. Estas personagens parecem ilustrar uma personagem de Isaías interpretado como o anúncio profético da missão dos apóstolos consignada nos Atos dos Apóstolos, no início do século XII, e da libertação, em 1099, da Terra Santa.
Esta maneira de ver no Velho Testamento não somente a prefiguração do Novo, mas também dos acontecimentos históricos, é característica do pensamento e da Arte Medieval.
A escultura do tímpano de Vézelay parece ter aprendido muito da iluminura dos manuscritos, em especial da caligrafia das letras capitais, aplicada à representação escultórica, nomeadamente da figura de Cristo.
A igreja e a colina histórica de Vézelay foram classificadas Património Mundial pela UNESCO em 1979.
Como referenciar: Igreja Abacial de Vézelay in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 20:09:48]. Disponível na Internet: