Igreja de Santa Cruz (Almodôvar)

Situada na povoação de Santa Cruz, em Almodôvar, a igreja encontra-se isolada entre terrenos agrícolas. A sua construção teria sido iniciada do século XVI.
De cariz manuelino, possui planta longitudinal composta, três naves com cobertura em madeira, capela-mor com abóbada estrelada e abside facetada que repete modelos arcaizantes, característicos do gótico. O pavimento da nave central tem como característica particular o facto de se ter adaptado ao declive do terreno, com dois patamares com degraus vencendo o desnível.
Entre finais do século XVII e inícios do século XVIII, a torre sineira foi rematada e a sacristia construída. A torre do relógio foi destruída também nesta época.
Classificado Imóvel de Interesse Público em 1955, foi alvo de diversas intervenções de reconstrução e reparação pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais desde 1962.
Como referenciar: Igreja de Santa Cruz (Almodôvar) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-14 14:46:15]. Disponível na Internet: