Igreja de Santiago (Castelo de Vide)

Localizada na parte oriental da bonita vila alentejana de Castelo de Vide, na freguesia de Santiago-Maior, a Igreja Paroquial de Santiago é um edifício datado do século XVI, mas alterado por reforma realizada na centúria seguinte.
Trata-se de um templo sóbrio, com a sua frontaria marcada por um portal de linhas retas, encimado por dois pináculos e um motivo central de concha, terminada por cruz latina. Acima deste, rasga-se um janelão simples. Lateralmente, do lado direito, eleva-se a torre sineira. Está coberta por coruchéu octogonal rodeado por quatro outros, de menores dimensões. O seu interior apresenta-se dividido por corpo de uma só nave e cabeceira simples. O teto da nave é de madeira e as paredes laterais da nave, bem como o arco cruzeiro, são forradas por policromos azulejos-padrão do século XVII. Neste espaço estão quatro altares, dois deles estruturados em alvenaria. No Evangelho pode ver-se a capela do Batistério, com dois altares em talha barroca e forrada por idênticos azulejos-padrão. Aqui expõem-se duas esculturas quinhentistas, de pedra policromada e alusivas ao Papa S. Gregório e a Santiago. No lado da Epístola pode-se observar uma capela com um portal de granito, formado por arco de volta perfeita sobrepujado por frontão de linhas irregulares, rematado pela representação seiscentista da pomba do Espírito Santo.
A capela-mor possui uma cobertura de abóbada nervurada, revestida totalmente por policromos azulejos-padrão seiscentistas, no fecho da qual se encontra o símbolo heráldico de Santiago. O altar-mor é constituído por entalhado retábulo dos inícios do século XVII, ostentando ainda o remate semicircular com a representação da Adoração do Santíssimo.
Guardam-se na sacristia do templo algumas interessantes obras de ourivesaria sacra, com especial destaque para o conjunto da naveta e turíbulo de 1652, oferecidas por beneméritas figuras locais, ou ainda para uma bela casula seiscentista, de damasco branco e amarelo.
Como referenciar: Igreja de Santiago (Castelo de Vide) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 19:42:52]. Disponível na Internet: