Artigos de apoio

Igreja do Convento de S. Francisco (Mogadouro)
Igreja conventual maneirista localizada em Mogadouro, mandada construir por um nobre da família dos Távoras, no século XVII, depois da fundação do convento, edificado no século XV.
Apresenta três naves e a fachada, em cantaria, alberga, no registo superior, a imagem de São Francisco. O remate da fachada é em frontão triangular, com uma janela circular no tímpano. A torre sineira, à esquerda, é rematada por uma cobertura piramidal, com relógio e pináculos nos cunhais.
No seu interior, o chão de granito alberga, no transepto, várias sepulturas. Tem um coro-alto com cadeiral decorado com numerosos animais - leões, gatos, pelicanos, mochos, entre outros -, representações antropomórficas e fitomórficas.
O altar da capela-mor apoia-se em dois pedestais de granito e apresenta, no lado direito, o retábulo de São Boaventura. O alto das pilastras exibe representações de mochos, elementos heráldicos da família Távora.
Como referenciar: Igreja do Convento de S. Francisco (Mogadouro) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-23 03:47:47]. Disponível na Internet: