Igreja Matriz da Aveleda

Templo dedicado a Sta. Maria ou N. Sra. das Neves, a Igreja Matriz da Aveleda foi fundada no século XIII e filia-se na sobriedade arquitetónica do românico nortenho, embora incorpore já alguns elementos do gótico inicial. Situa-se no denominado Lugar da Estação, freguesia de Meinedo.
Na sóbria e modesta fachada de granito abre-se um portal de três arquivoltas ligeiramente ogivais e que assentam em seis colunas capitelizadas. Este portal é encimado por um nicho abrigando uma escultura trecentista dedicada à Virgem Maria. A empena triangular é rematada por cruz inscrita num círculo. Lateralmente impõe-se a torre sineira, obra concebida nos meados do século XVII reaproveitando parte da estrutura anterior. As paredes laterais do corpo da igreja e da cabeceira apresentam uma cachorrada contínua e desadornada, rasgando-se ainda na face meridional um singelo e reentrante portal de arco de volta perfeita.
A sobriedade subsiste no interior do templo, mas a reforma artística empreendida nos meados de seiscentos modificaram-no substancialmente, com destaque para a capela-mor. Aqui pode-se contemplar o belo teto seiscentista de caixotões pintados em madeira, contendo cenas hagiográficas e da Vida da Virgem, bem assim como os paramentos de azulejos da mesma época e ainda um aparatoso sacrário em talha dourada do século XVII.
A Igreja Matriz de Sta. Maria foi classificada como Imóvel de Interesse Público (I.I.P.) no ano de 1945.
Como referenciar: Igreja Matriz da Aveleda in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 16:46:15]. Disponível na Internet: