Igreja Matriz de Alvaiázere

A Igreja Matriz de Alvaiázere, vila do distrito de Leiria, é um templo consagrado a Santa Maria Madalena. Este edifício religioso terá sido, provavelmente, edificado na segunda metade do século XVI e objeto de profundas obras de remodelação nos séculos subsequentes, modificando parte da sua volumetria quinhentista.
A simplicidade é a nota dominante da fachada da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena de Alvaiázere. Com efeito, rasga-se na fontaria um portal nobre de linhas retangulares, encimado por um frontão triangular, no tímpano do qual se inscreve a data de 1810. O portal é sobrepujado por um janelão retangular moldurado, terminando a parte superior com uma empena triangular truncada e rematada por um conjunto escultórico relevado quinhentista, mostrando um Cristo preso à coluna e ladeado por dois anjos. O conjunto é encimado por pequena cruz latina. O flanco direito da fachada é fechado por uma torre sineira retangular, rasgado por uma dupla ventana, cuja cobertura possui uma armação de ferro para o sino.
O interior do templo é constituído por um corpo repartido em três naves que se dividem em cinco tramos, ritmados por arcaria do século XVI, sobre a qual repousa a cobertura de madeira pintada de verde. Nas suas paredes dispõem-se quatro altares de talha dourada barroca, destacando-se ainda o seu púlpito de pedra, em forma de cálice e com a base concheada, obra realizada entre os finais do século XVI e os inícios do seguinte.
A capela-mor é coberta por uma abóbada artesoada, também esta pintada de verde, deixando ver nervuras e cinco bocetes nos fechos das abóbadas em pedra. No altar-mor expõem-se duas interessantes esculturas em pedra calcária, obras quinhentistas aludindo a Santa Bárbara e ao Espírito Santo.
Como referenciar: Igreja Matriz de Alvaiázere in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-06 11:34:09]. Disponível na Internet: