Igreja Matriz do Peso da Régua

Consagrada a S. Vicente, a Matriz de Galafura da cidade do Peso da Régua é uma obra arquitetónica do barroco nortenho do século XVII.
A fachada desta igreja é precedida pelo arco de triunfo do campanário, de volta perfeita, sobre o qual se evidencia uma arquitrave saliente, repousando nela o remate onde estão rasgadas as duas ventanas sineiras, constituindo este plano arquitetónico um original exemplar do barroco português. Mais recuada, a fachada é uma composição simples, rasgada por um portal retangular, sobrepujado por moldura oval, onde se inscreve uma cruz, e nicho albergando a imagem de um santo.
O interior apresenta corpo constituído por uma só nave, a qual está coberta por madeiramento abobadado com caixotões pintados. O enfoque vai para o arco de triunfo que antecede a capela-mor, entrada que é ladeada por dois altares barrocos de talha dourada, estrutura entalhada que se prolonga pelo arco triunfal, formando assim todos estes elementos como que uma só composição.
Coberta igualmente por teto de caixotões em madeira, embora estes não apresentem pinturas, a capela-mor da igreja expõe aparatoso retábulo de talha dourada, destacando-se desta composição barroca o seu desenvolvido trono eucarístico.
Como referenciar: Igreja Matriz do Peso da Régua in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 13:47:26]. Disponível na Internet: