Igreja Paroquial de Santiago do Bougado

Matriz de uma freguesia do concelho da Trofa, a Igreja Paroquial de Santiago do Bougado é uma obra barroca seiscentista, remodelada no século seguinte pelo famoso arquiteto Nicolau Nasoni, cuja fachada seria objeto de intervenção no século XIX, altura em que lhe foi colocado um revestimento de azulejos parietais.
Na frontaria do templo destacam-se os volumes retangulares das torres sineiras, rematadas superiormente por elegantes coruchéus piramidais do século XVII. Estas torres enquadram um portal do barroco setecentista (datado de 1748), moldurado por jogo de linhas curvas e movimentadas volutas, obra atribuída ao arquiteto italiano Nicolau Nasoni e que se tornou famoso pelo seu trabalho no Porto e sua região. O portal é sobrepujado por um janelão, dividindo-se os panos da fachada numa série de linhas curvas e molduras diagonais, características próprias dos enquadramentos arquitetónicos das obras de Nasoni e que, de certa forma, estabelece influências entre esta igreja e a portuense Igreja dos Clérigos.
Esta conceção barroca foi quebrada com o revestimento parietal de azulejos colocado em 1868. O interior é de nave única; sóbrio e desinteressante, a sua nota artística mais saliente prende-se com a cobertura da nave que é realizada por uma falsa abóbada de madeira.
Santiago do Bougado seria classificada como Imóvel de Interesse Público (I.I.P.) no ano de 1984.
Como referenciar: Igreja Paroquial de Santiago do Bougado in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 03:16:33]. Disponível na Internet: