Ilha de maio

Ilha do arquipélago de Cabo Verde, maio tem 269 km2, com um comprimento máximo de 24 km e uma largura de 16 km, albergando uma população de cerca de 6700 habitantes (2000). Pertence ao grupo do sotavento e fica a sul da ilha da Boavista e a este de Santiago, que está a uma distância de 25 quilómetros. Chama-se maio por ter sido descoberta a 1 de maio de 1460.
Trata-se de uma ilha de origem vulcânica, mas, mesmo assim, de características planas e a sua maior elevação é o Monte Penoso com 436 metros de altura.
A ilha de maio foi descoberta em 1460 e o seu povoamento só ocorreu no final do século XVI, depois do território ter sido utilizado para a criação de gado, especialmente caprino. O povoamento da ilha surgiu em consequência da exploração do sal, que era exportado, por exemplo, para o Brasil, atividade que se manteve até ao século XIX. Paralelamente manteve-se a agricultura e ao pastoreio. No entanto, no século XX, devido às constantes situações de seca, muitos habitantes de maio deixaram a ilha. Entretanto, para ajudar ao desenvolvimento económica foram criadas diversas cooperativas destinadas a fazer progredir a cerâmica artesanal.
A maior localidade da ilha de maio é Vila do maio, também conhecida por Porto Inglês (por lá aportarem no passado inúmeros barcos ingleses), que tem cerca de 1500 habitantes. Vila do maio é a sede da ilha (que só tem uma freguesia – Nossa Senhora da Luz) e conheceu tempos de prosperidade quando os ingleses exportavam o sal da ilha para a Europa a partir daquele porto. Junto à vila existe um forte, construído no século XVIII para defender a ilha dos ataques de piratas.
Apesar de ser uma das ilhas mais áridas tem o maior perímetro florestal de Cabo Verde, uma mancha de 3500 hectares, composta essencialmente por acácias, fruto de um plano de reflorestamento. Fica junto a Calheta, uma povoação que vive da pesca e que é a segunda maior localidade da ilha.
A parte norte da ilha está bastante desertificada devido a ação erosiva dos ventos fortes de noroeste, provenientes do mar. A ilha de maio caracteriza-se ainda pelas suas longas praias de areia fina.
Como referenciar: Ilha de maio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-10-19 06:33:25]. Disponível na Internet: