Ilha de Santiago

Ilha do arquipélago de Cabo Verde, Santiago tem 991 km2, com 75 km de comprimento e 35 km de largura máxima, e lá habitam cerca de 236 mil habitantes (2000). Situada no sotavento, é a maior das ilhas de Cabo Verde e nela se localiza a capital do país, a cidade da Praia.
A ilha de Santiago, a primeira do arquipélago a ser habitada, fica a cerca de 25 km de maio e a 50 km do Fogo.
Santiago, de origem vulcânica, tem várias zonas montanhosas, sendo o Pico de António, com 1392 metros de altura, o ponto mais alto do território. Assim, a ilha está pejada de vales profundos e tem uma costa cheia de recifes, entremeados por praias de areia. O clima é mais húmido nas zonas altas e mais árido nas zonas intermédias.
A economia da ilha é baseada na agricultura, que se desenvolve em vales, já que o resto da paisagem é muito desértica, assim como na pesca.
A capital, Praia, anteriormente conhecida por Praia de Santa Maria, tem cerca de 70 mil habitantes (2000) e fica no extremo sul da ilha. Anteriormente, a capital ficava situada na Cidade da Ribeira Grande (que hoje se chama Cidade Velha), a 15 km da Praia. Em 1462, foi estabelecida uma paróquia em Ribeira Grande, que, em 1533, passou a cidade - foi a primeira cidade fundada pelos portugueses em África. Na época, servia de entreposto de escravos e de base para aprovisionamento dos navios. A cidade entrou em decadência depois de ter deixado de ser entreposto de escravos e devido aos ataques constantes de piratas, nomeadamente de Francis Drake. Para além disso, por ficar situada junto a uma zona de pântanos, a cidade estava exposta a muitas doenças. Assim, os navegadores preferiam acostar no porto da Praia de Santa Maria. Assim, em 1769 a sede do governo foi transferida para a Praia, vila elevada a cidade em 1858.
No extremo norte da ilha fica a vila do Tarrafal, local onde existe a única praia de areia branca da ilha. No entanto, a vila é mais conhecida por ali ter funcionado uma colónia penal portuguesa, construída em 1936, que servia de campo de concentração para presos políticos.
A ilha de Santiago tem os seguintes municípios: Praia, São Domingos, Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos, Ribeira Grande de Santiago, São Miguel e Tarrafal. E as freguesias de Nossa Senhora da Graça, Santíssimo Nome de Jesus, São João Batista, Nossa Senhora da Luz, São Nicolau Tolentino, Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Santiago Maior, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel Arcanjo e Santo Amaro Abade.
Como referenciar: Porto Editora – Ilha de Santiago na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-19 07:03:52]. Disponível em