Illinois Jacquet

Saxofonista de jazz norte-americano, Jean-Baptiste Illinois Jacquet nasceu a 31 de outubro de 1922, em Broussard, no estado da Luisiana, filho de uma índia sioux e de um crioulo, e faleceu de ataque cardíaco a 22 de julho de 2004, em Nova Iorque.
O pai, Gilbert Jacquet, liderava uma banda musical em part-time e Illinois começou aí a sua atividade musical, tocando saxofone alto, enquanto um irmão era baterista e outro trompetista.

Aos 15 anos, Illinois passou a tocar na Orquestra Milton Larkin, que interpretava música de dança na área de Houston. Dois anos mais tarde, mudou-se para Los Angeles, onde conheceu o consagrado Nat King Cole, com quem chegou a tocar. Nat King Cole apresentou Illinois a Lionel Hampton, outro nome grande do jazz, que estava a formar uma banda. Hampton contratou-o, mas pediu-lhe para passar a tocar saxofone tenor. Em 1942, quando tinha 19 anos, Jacquet fez um solo na gravação do tema "Flying Home", tendo sido uma das primeiras vezes em que um saxofone tenor foi ouvido em disco.

O tema tornou-se num grande êxito e nos espetáculos ao vivo o solo de Illinois Jacquet era dos momentos mais vibrantes. Arnett Cobb e Dextor Gordon, saxofonistas que sucederam a Illinois Jacquet na banda de Lionel Hampton, também brilharam com este solo nos anos seguintes.

Illinois Jacquet deixou a banda de Hampton em 1943 e integrou a Orquestra de Cab Calloway, mas no ano seguinte regressou à Califórnia e formou uma pequena banda com o irmão Russell, trompetista. Com eles estava o então jovem desconhecido Charles Mingus.

Em 1946 mudou-se para Nova Iorque para tocar na Orquestra de Count Basie, onde substituiu Lester Young. Durante as décadas de 60 e 70 atuou principalmente na Europa com pequenos grupos, até que em 1981 formou a Illinois Jacquet Big Band, que liderou até morrer.

Em 1983 foi o primeiro músico com o estatuto de artista residente na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Dez anos mais tarde, em 1993, acompanhou na Casa Branca o então presidente norte-americano, Bill Clinton, também intérprete de saxofone, no tema "C-Jam Blues".
Como referenciar: Porto Editora – Illinois Jacquet na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-26 01:39:58]. Disponível em